top of page
Buscar
  • Contato ForteSol

Tipos de sistemas fotovoltaicos

Para entender de forma simples e objetiva a geração de energia solar fotovoltaica é dividida em 4 tipos de sistema:



O on-grid:

Atualmente esse é o tipo de sistema mais utilizado no mundo, um dos motivos é o seu custo benefício, como o próprio nome já diz, ele é um sistema de geração de energia ligado diretamente na rede pública. Onde a energia excedente, que não é utilizada na unidade consumidora, vai para a rede da concessionária que administra a energia e isso é convertido em créditos para a unidade consumidora.

Para esse tipo de sistema é utilizado os seguintes equipamentos:

Módulos fotovoltaicos, inversor (equipamento que converte a corrente contínua em corrente alternada para podermos usufruir da energia gerada pelos painéis), string box (é como se fosse um disjuntor, evita com que queime os outros aparelhos devido a uma oscilação de energia), os cabos, conectores e a estrutura de fixação.


Off-grid:

O off-grid é um sistema isolado da rede, se utiliza de baterias de lítio para armazenar a energia excedente, além de precisar de um modelo de inversor específico para esse tipo de sistema.

Essa modalidade é muito utilizada em locais mais afastados onde a rede da concessionária não consegue atender a unidade.


Híbrido:

Já o hibrido ele opera nas duas modalidades acima, com foco em abastecer a casa, depois as baterias e o excedente é injetado na rede, nesse tipo de sistema também é utilizado um inversor específico que converterá a corrente elétrica tanto para a utilização da energia quanto para a armazenagem.


Zero Grid:

Por fim temos o sistema zero grid, que pode ser considerado uma inovação do mercado, onde a energia produzida pelos módulos não é injetado na rede da concessionária, nem armazenada em baterias, ela é consumida instantaneamente.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page